ago 182009
 

Em um post mais antigo, falei sobre multímetros como sendo umas das ferramentas importantes para termos na bancada de eletrônica, e também que é uma das ferramentas importantes para quem tem a eletrônica com hobby.

Mas, como escolher o multímetro ideal para o meu uso, o que vou usar no meu multímetro?

No momento da compra de um multímetro, como qualquer outra ferramenta há sempre uma variedade de marcas, preços conseqüentemente qualidade.

No caso de quem tem a eletrônica com hobby, o ideal é procurar saber o que exatamente quero fazer na minha bancada, ou até mesmo, que tipo de medidas meu multímetro tem que fazer.

Partindo desse ponto você deve procurar o modelo que possua as escalas necessárias para as medidas, e também que possua razoável precisão, geralmente não necessitamos de equipamentos de precisão, mas se você for trabalhar com algo realmente delicado, isso pode ser necessário.

No momento da compra tenha em mente sempre a aplicação.

Existem alguns multímetros de bancada, esses geralmente são mais caros, e também mais precisos, ideal para uso profissional, nem sempre indicado para o iniciante, até porque em caso de qualquer acidente a sua manutenção pode sair caro.

[secvitrine/multimetro/22201]

Alguns modelos portáteis geralmente atende para as aplicações caseiras.

Existam algumas marcas de multímetros famosas, já consagradas no mercado, que possuem equipamentos de boa qualidade e também uma linha para atender desde o iniciante em eletrônica até o profissional. Nas lojas especializadas, geralmente possuem o catálogo desses produtos, onde você poderá comparar e escolher a melhor opção para o que você irá utilizar como dito antes.

Infelizmente não há receita para escolher o ideal, e nem mesmo um equipamento ideal para todo técnico em eletrônica.

Qualquer dúvida, ou mesmo sugestão, fique a vontade comente neste post.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!